IPad Produzido No Brasil, Só Em 2012
A produção de iPads no Brasil que era esperada para setembro só deve começar em 2012. A noticia foi divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, cidade do interior paulista onde a Foxconn vai instalar a linha de produção do tablet.
É a segunda vez que a linha de produção do iPad no Brasil é adiada, ela estava inicialmente prevista para começar a operar em julho. Espera-se que 3 mil funcionários sejam contratados para produzir o tablet. Sindicalistas ainda discutem com a Foxconn as condições de trabalho na nova linha de produção.
A empresa chinesa optou por instalar uma fábrica do iPad no país por causa dos benefícios fiscais concedidos pelo governo brasileiro a empresas interessadas em produzir tablets no território nacional. Mas a Foxconn não é a única. Outros fabricantes estão interessados em montar esse tipo de aparelho no país, para aproveitar o potencial do mercado local e o corte de impostos, que pode baratear os tablets em até 30%.
Esta semana, a Semp Toshiba conseguiu autorização para ser incluída no Processo Produtivo Brasileiro (PPB), o regime fiscal criado para beneficiar o setor de informática e que agora também inclui os tablets. Samsung, Motorola, MXT, AOIX e Positivo também já receberam o sinal verde do governo brasileiro. Esta última, promete começar a produzir seu primeiro tablet no mês que vem. A ideia é que o aparelho, que virá equipado com sistema Android, chegue ao mercado a tempo de aproveitar as vendas de Natal.
Fonte: ucel